domingo, 18 de dezembro de 2011

Marchinhas carnavalescas atraíam multidão para centro de Cuiabá


Estou postando, sobre as Marchinhas Carnavalescas, pois meus bisavô FRANKLIN CASSIANO DA SILVA, conviveu com isto, durante muitos anos, fez parte da sua vida, da minha avó Lízia Monteiro da Silva Fanaia e de minha mãe Glória Lízia Fanaia de Almeida.   São 03 gerações, que vivenciaram e amaram as marchinhas.


Em homenagem a todos, que viveu e curtiu, esta parte da história do carnaval.

Cláudia Fanaia Dorst


Romilson Dourado

O carnaval "fervia" na região central de Cuiabá, principalmente nas décadas de 1950 e 1960. A avenida Getúlio Vargas, por exemplo, ficava repleta de foliões, conforme a imagem acima de 1969 do fotógrafo Eurípedes Andreatto, o Nenê. No fundo está o Palácio Alencastro, hoje sede da prefeitura. Contagiados pelas melodias simples e vivas e letras picantes cheias de duplos sentidos, os foliões seguiam o ritmo das conhecidas marchinhas, gênero importado para o Brasil das marchas populares portuguesas e que marcou dos anos 20 aos anos 60, até ser substituído pelo samba-enredo. Já se vão pelo menos 60 anos de uma história que não volta mais.






Em frente ao Clube Feminino, que ficava à rua Barão de Melgaço, no centro, dezenas de pessoas se preparam e saem em desfile sobre veículos, como Oldsmobile e Buick, marcando concurso de Fantasia. Imagens de 1951.




No clube Dom Bosco, que ficava à rua Diogo Domingos Ferra, no bairro Bandeirantes, as concorrentes Regina (à esq.), Geysa e Glória posam para fotografia vestidas de havaianas. A disputa era acirrada e empolgava o público.



Fotos: Eurípedes Andreatto/Misc


Nenhum comentário:

Postar um comentário